Novas tecnologias, como o IoT, estão em constante amadurecimento do mercado. Aqui separamos alguns conteúdos para você aprender a se especializar na tecnologia.
O significa IoT ?
Internet das coisas (em inglês: Internet of Things, IoT, sendo em português e espanhol IdC o acrónimo equivalente) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos (veículos, prédios e outros dotados de tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede) capaz de reunir e de transmitir dados. É uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet. A conexão com a rede mundial de computadores possibilita, em primeiro lugar, controlar remotamente os objetos e, em segundo lugar, que os próprios objetos sejam usados como provedores de serviços. Essas novas capacidades dos objetos comuns abrem caminho a inúmeras possibilidades, tanto no âmbito acadêmico, comercial quanto no industrial, unindo-se a equipamentos eletrônicos e eletromecânicos de automação industrial. Todavia, tais possibilidades acarretam riscos e implicam grandes desafios técnicos e sociais.
Qual é a composição básica de uma rede IoT ?
Os principais pilares de uma rede IoT são hardware (a parte física da rede), software (a plataforma e inteligência usada para configurar os protocolos de comunicação (a forma como os dados coletados serão enviados).
O que é uma rede LoRaWan
A especificação LoRaWAN ® é um protocolo de rede Low Power, Wide Area (LPWA) projetado para conectar sem fio "coisas" operadas por bateria à Internet em redes regionais, nacionais ou globais e visa os principais requisitos da Internet das Coisas (IoT), como bi- comunicação direcional, segurança ponta a ponta, mobilidade e serviços de localização.
O que é uma rede Mobile ?
Internet 3G
A conexão 3G é uma evolução da rede 2G. O 3G trabalha visando a transmissão de dados, voz e serviços na internet (navegação de sites, downloads e uso de aplicativos online). É uma conexão mais rápida do que a do 2G.
Internet 4G
A rede 4G, oficialmente conhecida como rede LTE (Long Term Evolution). Na maioria dos municípios, a rede funciona na faixa de 2.500 MHz e 1.800 MHz.
Cat-M1
O CAT-M1 é utilizado, geralmente, em aplicações móveis e o NB-IoT em aplicações fixas, utilizando a mesma rede 3G ou 4G mas com tratamentos diferenciados. Ambas fazem parte da redes LTE (Long Term Evolution) e LPWA (Low Power Wide Area) - esta última possui, dentre suas características, baixa potência, baixo fluxo de dados e pouco consumo de bateria.
NB-IoT
No caso da NB-IoT, ou Narrowband - IoT, as transmissões podem ocorrer uma ou duas vezes por dia, como na aplicação em iluminação pública; ou até mesmo uma vez por mês para medições de consumo de água, por exemplo. O consumo de bateria dos dispositivos é baixo, com expectativa de duração de 10 anos. O equipamento acessa a rede, efetua a transmissão de dados e se desconecta.
Já no CAT-M, o dispositivo permanece conectado à rede, como, por exemplo, no caso de rastreamento veicular; também com baixo consumo de bateria por ser LPWA.
O CAT-M e NB-IoT apresentam as seguintes características:
- Melhor cobertura interna;
- Baixo consumo de energia;
- Conexões massivas;
- +20dB a mais que o GSM;
- Bateria de 10 anos;
- 50K conexões por célula;
Qual é a diferença entre rede LoRa e Mobile ?
Os dispositivos LoRa são indicados para cenários amplos, como áreas públicas ou campos agrícolas, que exigem um longo alcance de comunicação com o gateway principal.
Os dispositivos IoT Mobile seguem a mesma lógica dos smartphones: a área de alcance/cobertura do device vai variar de acordo com a operadora escolhida.
Como funciona um Standalone Mobile ?
Os IoT Standalone Sensors, ou ITS, são dispositivos projetados em cima do conceito de auto suficiência, ou seja, eles conseguem coletar e transmitir os dados do ambiente monitorado desempenhando o papel dos endpoints e gateways ao mesmo tempo.
Com os ITS, a comunicação com a cloud fica por conta do protocolo MQTT, responsável por armazenar as informações coletadas pelos sensores e transmiti-las usando a rede de dados GSM 3G/4G.